Erva Mate: Tudo o que você precisa saber

erva mate

Neste artigo vamos falar da erva mate, suas propriedades e do seu uso e porque ela é tão querida entre nós fãs de tereré e chimarrão.

 

A erva mate é uma planta medicinal que apresenta um fino caule de cor cinza, folhas ovais e frutos pequenos de coloração verde ou vermelho-arroxeado. Ela é muito cultivada na região Sul do Brasil, sendo utilizada como remédio caseiro para o colesterol devido às propriedades que possui.

 

A erva mate também é conhecida popularmente como mate ou congonha, sendo comercializada como chá mate. Seu nome científico é Ilex paraguariensis. Esta planta pode ser comprada seca em lojas de produtos naturais ou em formato de gotas em mercados, com o preço médio de 30 reais.

Propriedades da erva mate

 

A erva mate possui cafeína, teofilina, teobromina, ácidos fólicos, taninos, minerais e vitaminas A, B1, B2, C e E, e por isso atua como anti-oxidante, diurético, laxante suave, estimulante e afrodisíaco.

Para que serve a erva mate?

 

Ela é muito utilizada para fins estéticos e na regulação do funcionamento do corpo pois ela combate o colesterol mau e aumenta o colesterol bom (HDL), além de diminuir a taxa de glicose no sangue, sacia a fome, estimula a função cerebral, melhora a circulação sanguínea, facilita a digestão, limpa a pele. Sendo benéfico para o sistema cardiovascular e respiratório.

 

Efeitos colaterais e contra-indicações

 

Por conter cafeína, pode em alguns casos, levar a insônia, além disso, ela também é contra indicado para gestantes.

 

Lembrando que você pode adquirir a erva sabor burrito diretamente na nossa loja virtual!

Comentários

comentários