Tereré e chimarrão? Qual a diferença?

tereré e chimarrão

Aqui no Mato Grosso do Sul é normal ver nas calçadas das casas ou nas praças uma roda com pessoas tomando tereré ou chimarrão, convenhamos que por aqui o chimarrão é mais comum no inverno. Mas como por aqui parece que o verão dura o ano todo o tereré é uma bebida essencial para aguentar o calor que muitas vezes beira o calor senegalesco.

E apesar de ambas serem preparadas com erva-mate, elas são consumidas de maneiras diferentes. E neste artigo vamos falar sobre essas duas delícias e suas diferenças.

Temperatura

O tereré é uma infusão de erva-mate com água fria, por isso a sua refrescância e o consumo comum no verão.

Já o chimarrão é uma infusão da erva com água quente. Geralmente ele é consumido pela manhã em jejum ou à tarde, em qualquer estação do ano. Mas no inverno ele é muito bom pois aquece o corpo.

O preparo do tereré e o preparo do chimarrão

O tereré tradicional é preparado com erva-mate e água gelada. Porém, é possível adicionar algumas combinações para deixar o tereré melhor ainda, como o limão, hortelã (para dar mais refrescância) ou capim-limão. Tem aqueles que preferem tomar tereré com suco para suavizar o gosto amargo da erva.

Já o chimarrão é feito apenas com erva-mate e água quente, mas tem quem goste de misturar a erva-mate com outras ervas como: boldo, camomila, capim-limão, hortelã, funcho, guaco, etc.

Tem também o famoso “chimacoco” que é feito com leite de coco, mas há quem diga que ele não é considerado chimarrão, mas é bom do mesmo jeito.

Os recipientes

A cuia pode ser utilizada para servir as duas bebidas, porém o tereré pode ser preparado em um copo comum ou na guampa. A guampa é um recipiente feito com chifre de boi e possui um formato curvado especial para o tereré.

Ambas precisam da bomba, um utensílio essencial e indispensável para essas bebidas. Elas podem ser feitas com diversos materiais (inclusive bambu). As mais indicadas são as fabricadas de alumínio, seja por sua durabilidade ou qualidade.

A Erva

Apesar de ambas bebidas utilizarem a erva-mate elas possuem umas peculiaridades. A erva-mate para tereré é mais grossa pois, a erva é triturada. Já a erva para chimarrão é mais fina pois é moída.

Lembrando que você pode ver na embalagem se a erva-mate é para tereré ou chimarrão.

Viu? Apesar de ser a mesma erva o tereré e o chimarrão possuem suas peculiaridades, que as tornam distintas e queridas, com adeptos espalhados por todo o Brasil.

E não deixe também de visitar a nossa loja virtual!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *